stickel

1936

p

Industrial e empresário, Ernesto Diederichsen e sua esposa Maria Elisa Arens Diederichsen (Lili) visitam Campos do Jordão em 1936, e lá adquirem grandes áreas de terra. Na sequência iniciam a construção da residência de veraneio da família, concluida em 1941, e associados a Luiz Dumont Villares, empreendem a construção do Hotel Toriba, inaugurado em 1943. Ernesto e Lili criam na mesma época o Grêmio Bernardo Diederichsen, com gestão do Reverendo Oswaldo Alves, que se destina a realizar trabalhos sociais no bairro de Abernéssia, atendendo crianças carentes.

1941

p

Em 1949 Ernesto Diederichsen falece e sua filha Martha Diederichsen Stickel e seu marido Erico João Siriuba Stickel assumem os trabalhos sociais do Grêmio Bernardo Diederichsen.
Na sequência é criada em 1951 a Associação
Beneficente Martha e Erico Stickel.

1954

p

Em 31 Dezembro de 1954 é instituida a Fundação Beneficente Martha e Erico stickel.

Em imóvel próprio no bairro de abernéssia, a Fundação supre as carências mais imediatas da população desprotegida, principalmente crianças, prestando um serviço assistencial completo e gratuito, com consultório médico e dentário, raios-X e ambulância.

1954

p

Em 31 Dezembro de 1954 é instituida a Fundação Beneficente Martha e erico stickel.

1980

p

Os trabalhos sociais reduzem-se a partir de meados dos anos 70, encerrando-se definitivamente em 1980, iniciando-se então um período de inatividade.

p

Em 1992 inicia-se a gestão profissional do Fundo patrimonial da Fundação Stickel.

Em 1997 Fernando Stickel assume a presidência, com alteração da denominação para Fundação Stickel, e alteração do estatuto, com nova composição do conselho curador.

Em 1998 a Fundação apoia a edição do livro “private Light / public Light” do artista Mischa Kuball, catálogo de sua participação na 24ª Bienal de são paulo.

p

Em 2004 inicia-se o apoio às instituições Minha Rua Minha Casa (até Junho 2007); Creche O Semeador (até Dezembro 2007); Sociedade Beneficente Alemã (até Agosto 2014).

em 2004 Fernando stickel assume a responsabilidade de reativar as atividades da Fundação, agora voltadas para a arte e a cultura.

são contratados os consultores agnes ezabella e João Lobato, o estatuto é alterado para refletir esta nova fase.

em 25 Dezembro 2004 erico stickel falece. em 31 Dezembro a Fundação completa 50 anos de idade.

p

Em 2006 é criado o regimento Interno e tem início a auditoria independente.

p

Em 2007 é obtido o registro de Utilidade pública Federal e a inscrição no conselho Municipal assistência social – coMas.
em 2007 Fernando stickel visita a Fundação Brasilea em Basel e a UBs Foundation em Zurique, suíça.

p

Em 2008 Fernando stickel inicia MBa em gestão e empreendedorismo social na FIa-ceats.

é realizado planejamento estratégico e criada a nova Identidade visual da Fundação stickel.

p

Em 2009 Fernando stickel apresenta tcc na Banca MBa FIa-ceats em gestão e empreendedorismo social, concluindo o MBa.

é obtido o registro de Utilidade pública estadual.

p

Em 2010 encerra-se a consultoria de agnes ezabella e João Lobato, e é contratada como superintendente Monica picavêa.

A Fundação recebe voto de congratulações da subprefeitura Freguesia-Brasilândia por relevantes trabalhos sociais.

p

Em 2011 encerra-se a colaboração de Monica picavêa.

é realizado pelo IDIs um realinhamento estratégico. Fernando stickel participa do curso Foundation school em Bertinoro Italia, e do 22º congresso da european Foundation center em cascais, portugal.

em 2012 Fernando stickel inicia sua gestão como Diretor

presidente, é alterado o estatuto e o regimento interno para
refletir esta nova fase.

IDIs publica artigo de Fernando stickel “aprendendo com o Fracasso”.

é criado o conselho Fiscal da Fundação.

a consultoria de comunicação Kokeshi sugere a adoção do lema – arte transForMa.

Em 2013 a conselheira sandra pierzchalski participa do curso

Foundation school em oxford, Inglaterra.

IDIs realiza estudo de viabilidade para captação de recursos. IDIs lança documentário em vídeo “Investimento social privado – o presente é o Futuro” com depoimento de Fernando stickel.

Fernando stickel realiza palestra no encontro de Investidores sociais de pernambuco – recife promovido pelo IDIs.

p

em 2014 a Fundação stickel associa-se ao gIFe.

em 31 Dezembro a Fundação stickel completa 60 anos de idade.

p

Em 2016 são criadas as páginas da Fundação stickel e de erico João siriuba stickel na Wikipedia.

p

Em 2017 Fernando stickel participa do VI Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais como anfitrião de uma mesa sobre o tema “arte e transformação social”, na experiência da Fundação stickel.

a Fundação stickel, convidada pela “semana de arte”, expõe os trabalhos de seus alunos de fotografia no Hotel Unique em são paulo, vendendo-os pela primeira vez.

em 2018 é realizado planejamento estratégico pela Dearo
Marketing social.
Início do departamento interno de captação de recursos.