MENU

stickel

HISTÓRIA

A Fundação Stickel foi instituída em São Paulo, em 31 de dezembro de 1954 pelo casal Martha Diederichsen Stickel e Erico João Siriuba Stickel.

No entanto, nossa jornada começou em 1936, quando o industrial e empresário paulista Ernesto Diederichsen e sua esposa Maria Elisa Arens Diederichsen (Lili), chegaram à cidade serrana de Campos do Jordão, SP. Encantados com o cenário, constroem a residência de veraneio da família e empreendem o Hotel Toriba.

A vivência em Campos do Jordão os colocou em contato com a situação de pobreza e más condições de saúde em que viviam moradores e ocupantes dos sanatórios existentes na região. Sensibilizados com a situação, Ernesto e Lili criaram em 1946 o Grêmio Bernardo Diederichsen, atendendo as família e crianças que chegavam à cidade para acompanhar o tratamento de tuberculose de parentes internados, incluindo distribuição de remédios, alimentos, agasalhos e realização de tratamentos médicos. Após o falecimento de Ernesto, em 1949, as obras assistenciais foram assumidas por sua filha Martha Diederichsen Stickel e seu genro, Erico João Siriuba Stickel.

O trabalho social levou o casal a criar, em 1951, a Associação Beneficente Martha e Erico Stickel, transformada, em 1954, na Fundação Beneficente Martha e Erico Stickel. Neste momento inicial, a Fundação visava suprir as carências mais imediatas da população desprotegida, prestando um serviço assistencial completo e gratuito, com consultório médico e dentário, raios-X e ambulância.

Depois de um período de inatividade, Fernando Stickel, filho do casal instituidor, assumiu a presidência da instituição em 2004. Arquiteto formado pela FAUUSP, artista plástico e fotógrafo, com longa militância no universo cultural, ele apostou na arte como instrumento transformador.

Com a razão social reduzida para Fundação Stickel, passamos a atuar em São Paulo, especialmente em bairros com carência de equipamentos culturais, oferecendo cursos e oficinas que possibilitam novas jornadas de aprendizado. Também promovemos ações de fomento à arte, com lançamentos de livros e realizando exposições públicas.

ARTE TRANSFORMA – o lema que assina as nossas ações foi adotado em 2012. Neste mesmo ano, foi criado o Conselho Fiscal e foram alterados o Estatuto e o Regimento Interno, para refletir a nova fase da Fundação Stickel, fortalecida com moderna governança.

Desde 2019, contamos com o Espaço Fundação Stickel, um ambiente de uso múltiplo capaz de receber exposições, cursos e pequenos eventos, na Vila Olímpia.

Diante do cenário da pandemia de COVID-19, em 2020 realizamos os primeiros cursos on-line. O formato, abraçado com sucesso pelos alunos, integrará nossa grade de forma permanente, em paralelo às atividades presenciais. Assim, podemos expandir as nossas atividades, agora sem uma limitação geográfica.

Também de forma 100% digital, realizamos em 2021 a 1ª edição do FACES – Festival de Arte e Cultura Erico Stickel, com mesas redondas transmitidas ao vivo pelo YouTube com debates sobre o papel da arte no mundo contemporâneo – entre os convidados estavam o artista visual Vik Muniz, a cineasta Viviane Ferreira, o músico e compositor Livio Tragtenberg, o fotógrafo Vincent Rosenblatt, o poeta Adolfo Montejo Navas e a escritora Jarid Arraes.

1936

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

Industrial e empresário, Ernesto Diederichsen e sua esposa Maria Elisa Arens Diederichsen (Lili) visitam Campos do Jordão em 1936, e lá adquirem grandes áreas de terra. Na sequência iniciam a construção da residência de veraneio da família, concluida em 1941, e associados a Luiz Dumont Villares, empreendem a construção do Hotel Toriba, inaugurado em 1943. Ernesto e Lili criam na mesma época o Grêmio Bernardo Diederichsen, com gestão do Reverendo Oswaldo Alves, que se destina a realizar trabalhos sociais no bairro de Abernéssia, atendendo crianças carentes.

1941

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

Em 1949 Ernesto Diederichsen falece e sua filha Martha Diederichsen Stickel e seu marido Erico João Siriuba Stickel assumem os trabalhos sociais do Grêmio Bernardo Diederichsen.
Na sequência é criada em 1951 a Associação
Beneficente Martha e Erico Stickel.

1954

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

Em 31 Dezembro de 1954 é instituida a Fundação Beneficente Martha e Erico Stickel.

Em imóvel próprio no bairro de Abernéssia, a Fundação supre as carências mais imediatas da população desprotegida, principalmente crianças, prestando um serviço assistencial completo e gratuito, com consultório médico e dentário, raios-X e ambulância.

1980

p

p

p

p

p

p

Os trabalhos sociais reduzem-se a partir de meados dos anos 70, encerrando-se definitivamente em 1980, iniciando-se então um período de inatividade.

1992

p

p

p

p

p

p

Em 1992 inicia-se a gestão profissional do Fundo patrimonial da Fundação Stickel.

Em 1997 Fernando Stickel assume a presidência, com alteração da denominação para Fundação Stickel, e alteração do estatuto, com nova composição do conselho curador.

Em 1998 a Fundação apoia a edição do livro “private Light / public Light” do artista Mischa Kuball, catálogo de sua participação na 24ª Bienal de são paulo.

2004

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

Em 2004 inicia-se o apoio às instituições Minha Rua Minha Casa (até Junho 2007); Creche O Semeador (até Dezembro 2007); Sociedade Beneficente Alemã (até Agosto 2014).

em 2004 Fernando Stickel assume a responsabilidade de reativar as atividades da Fundação, agora voltadas para a arte e a cultura.

são contratados os consultores Agnes Ezabella e João Lobato, o estatuto é alterado para refletir esta nova fase.

em 25 Dezembro 2004 Erico Stickel falece. em 31 Dezembro a Fundação completa 50 anos de idade.

2005

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

2006

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

Em 2006 é criado o regimento Interno e tem início a auditoria independente.

2007

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

Em 2007 é obtido o registro de Utilidade pública Federal e a inscrição no conselho Municipal assistência social – coMas.
em 2007 Fernando Stickel visita a Fundação Brasilea em Basel e a UBs Foundation em Zurique, suíça.

2008

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

Em 2008 Fernando stickel inicia MBa em gestão e empreendedorismo social na FIa-ceats.

é realizado planejamento estratégico e criada a nova Identidade visual da Fundação stickel.

2009

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

Em 2009 Fernando stickel apresenta tcc na Banca MBa FIa-ceats em gestão e empreendedorismo social, concluindo o MBa.

é obtido o registro de Utilidade pública estadual.

2010

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

Em 2010 encerra-se a consultoria de agnes ezabella e João Lobato, e é contratada como superintendente Monica picavêa.

A Fundação recebe voto de congratulações da subprefeitura Freguesia-Brasilândia por relevantes trabalhos sociais.

2011

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

Em 2011 encerra-se a colaboração de Monica picavêa.

é realizado pelo IDIs um realinhamento estratégico. Fernando stickel participa do curso Foundation school em Bertinoro Italia, e do 22º congresso da european Foundation center em cascais, portugal.

2012

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

em 2012 Fernando stickel inicia sua gestão como Diretor

presidente, é alterado o estatuto e o regimento interno para
refletir esta nova fase.

IDIs publica artigo de Fernando stickel “aprendendo com o Fracasso”.

é criado o conselho Fiscal da Fundação.

a consultoria de comunicação Kokeshi sugere a adoção do lema – arte transForMa.

2013

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

Em 2013 a conselheira sandra pierzchalski participa do curso

Foundation school em oxford, Inglaterra.

IDIs realiza estudo de viabilidade para captação de recursos. IDIs lança documentário em vídeo “Investimento social privado – o presente é o Futuro” com depoimento de Fernando stickel.

Fernando stickel realiza palestra no encontro de Investidores sociais de pernambuco – recife promovido pelo IDIs.

2014

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

em 2014 a Fundação stickel associa-se ao gIFe.

em 31 Dezembro a Fundação stickel completa 60 anos de idade.

2015

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

2016

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

Em 2016 são criadas as páginas da Fundação stickel e de erico João siriuba stickel na Wikipedia.

2017

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

Em 2017 Fernando stickel participa do VI Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais como anfitrião de uma mesa sobre o tema “arte e transformação social”, na experiência da Fundação stickel.

a Fundação stickel, convidada pela “semana de arte”, expõe os trabalhos de seus alunos de fotografia no Hotel Unique em são paulo, vendendo-os pela primeira vez.

2018

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

p

em 2018 é realizado planejamento estratégico pela Dearo
Marketing social.
Início do departamento interno de captação de recursos.